Aécio CunhaAécio NevesPolítica

Pesquisa Vox Populi indica que Aécio Neves obteve o maior índice de aprovação frente ao Governo de Minas, Lula também é bem avaliado

Rivais bons de voto

Fonte: Thiago Herdy – Correio Braziliense

Adversários nas urnas, Lula e Aécio são aprovados por 75% dos mineiros, que formam o segundo maior colégio eleitoral do país

Com trajetórias políticas distantes e posicionados em trincheiras opostas no jogo da sucessão presidencial, o governador mineiro, AécioNeves (PSDB), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão virar o ano bem avaliados por cerca de três quartos do eleitorado de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. Pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) ao Instituto Vox Populi mostra que a avaliação do desempenho do governo Lula como ótimo/bom variou de 70% em março deste ano para 73% em dezembro. Já a gestão de Aécio foi considerada como ótimo/bom por 76% do eleitorado, índice semelhante ao registrado em março (75%). A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Para Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, Lula e Aécio se tornam os grandes eleitores do estado na votação do ano que vem. “As pessoas acham ambos muito bons. O eleitorado imagina que os dois podem trabalhar juntos, mesmo com trajetórias diferentes. Isso não acontece em outros estados”, disse Coimbra, que vê o gesto do eleitor mineiro como um sinal de maturidade política, à medida que “consegue perceber qualidades de políticos tão diferentes e gostar dos dois ao mesmo tempo, sem reduzir a avaliação de desempenho a estereótipos”.

Como Aécio e Lula estão terminando o segundo governo e não podem tentar a reeleição, paira sobre cabeça de petistas e tucanos envolvidos no jogo sucessório uma pergunta ainda sem resposta: qual a capacidade de transferência de votos do presidente e do governador para seus candidatos? Coimbra não se arrisca a solucionar a questão, principalmente porque o quadro atual indica que os dois manterão a distância nos palanques de 2010. Mas, pelas posições que ocupam, o diretor do Instituto Vox Populi afirma que a tendência é Aécio exercer mais influência na eleição ao governo estadual do que à Presidência da República. O inverso ocorreria no caso do presidente Lula.

Petistas se apegam a essa análise para manter a aposta de que, se for candidato ao Planalto, o governador de São Paulo, José Serra, não dará um baile na ministra Dilma Rousseff na votação para presidente em Minas. Coimbra considera pequena a proporção de votantes que considerarão apenas a indicação de Aécio ou Lula na hora de escolher o candidato. “O eleitor vota comparando as pessoas. A informação sobre quem está com quem é apenas uma que ele leva em consideração. Tudo vai depender também do clima de campanha e do desempenho dos candidatos”, declarou Coimbra.

Aposta na economia

Tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o governador Aécio Neves começaram suas administrações com índices de avaliação menores do que os alcançados perto do fim dos respectivos mandatos. Em março de 2003, o governo do tucano era considerado ótimo/bom por 43% do eleitorado mineiro, percentual que seguiu ascendente, sem interrupções, até a última pesquisa. Já a trajetória do petista foi marcada por percalços. Em 2003, o presidente foi considerado ótimo/bom por 56% dos eleitores de Minas.

A avaliação positiva, no entanto, caiu a 29% em dezembro de 2005, influenciada pelo escândalo do mensalão. Mas Lula se recuperou, foi reeleito em 2006 e alcançou 77% de avaliação positiva em dezembro do ano passado. O bom desempenho das economias brasileira e mineira nos últimos anos ajuda a explicar os resultados. Em dezembro de 2008, no auge da crise econômica mundial, 60% dos entrevistados afirmavam que a economia brasileira estava progredindo. Neste mês, o percentual subiu para 68%, o maior índice desde o início do governo Lula.

A economia mineira também obteve avaliação positiva. Em dezembro de 2008, 67% dos entrevistados acreditavam que ela estava progredindo. Agora, são 72%, recorde na gestão Aécio (TH).

Link da matéria:  http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/12/24/rivais-bons-de-voto/?searchterm=Aécio%20Neves

Comente e publique no Facebook

Comentário(s)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post

Governo Aécio Neves combate a seca com entrega de cisternas no Norte de Minas

Next post

Merval Pereira: "O PSDB só não cometeu até agora os mesmos erros de 2006 porque Aécio Neves não é Geraldo Alckmin, e isso é um elogio a Aécio"