Aécio NevesAécio Neves: choque de gestãoPolítica Pública

Aécio Neves vai implementar Polo de Aviação Civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte – Governo de Minas quer fomentar uma nova economia

Dirigentes de órgãos dos governos federal e estadual, técnicos do setor e de companhias aéreas, além do diretor do Centro de Tecnologia Aeroespacial (CTA), tenente-brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, se reuniram  sexta-feira (27), no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, durante o 2° Encontro do Polo de Aviação Civil de Minas Gerais. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre os diversos órgãos envolvidos na implantação do Polo de Aviação Civil na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um projeto do governador Aécio Neves.

secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, frisou que o Estado tem contado, entre outros, com o apoio decisivo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o secretário, a instalação do Polo de Aviação Civil é importante no fomento de uma nova economia.

O diretor do CTA, tenente-brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva, informou que a Embraer é, hoje, a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, o que a capacita para planejar e construir aeronaves para operar em todas as rotas brasileiras.

Estrutura

Desde junho deste ano, o polo conta com cursos de mecânicos de aeronaves, em escolas credenciadas – Escola Politécnica de Minas Gerais (Polimig), o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) – com cerca de 300 alunos, que recebem bolsas de estudos custeadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Há ainda cursos de especialização em Engenharia Aeronáutica, com mais de 120 graduandos, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec) e na UNATEC, em cooperação com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Simultaneamente, tradicionais aeroclubes de Minas Gerais estão se credenciando para a formação de pilotos de avião, com bolsas para horas de voo em convênio com a Anac em 2010.

Outra iniciativa do Governo de Minas é a implantação do Centro de Estudos Aeroespaciais no município de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que contará com instalações e com laboratórios avançados, sob a gestão da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), também em cooperação com a Sectes.

Este Centro contará com recursos do Estado, assim como o apoio do Ministério da Educação, com inicio das obras previsto para o primeiro semestre de 2010. A obra receberá investimentos de R$ 9 milhões e será realizada em uma área de 80 mil metros quadrados, cedida pelo Governo de Minas.

Dois outros polos de aviação civil estão sendo planejados em Minas Gerais: o de Itajubá, no Sul do Estado, para desenvolvimento da tecnologia de helicópteros, com apoio da Eurocopter / Helibras; e o futuro polo com base no Aeroporto Regional da Zona da Mata.

De acordo com o secretário Alberto Duque Portugal, da Sectes, “O Estado já está desempenhando o trabalho de capacitação de recursos humanos nessa área com a vinda do Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol/Varig e Trip. Há uma demanda muito grande por mão de obra e o objetivo é preencher essas vagas”, acentuou.

Comente e publique no Facebook

Comentário(s)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post

Uol Notícias dá destaque à eficiência da Política de Segurança de Aécio Neves em Minas Gerais

Next post

Justiça Fiscal: Governo Aécio Neves reduz valores do IPVA 2010 e alivia bolso do cidadão em Minas