Aécio CunhaAécio NevesAécio Neves: choque de gestãoCulturaSocial

Investimento social: Governo Aécio Neves vai ampliar núcleos do Plug Minas que envolveu mais de 4 mil jovens em atividades socioculturais

Grandes conquistas e experiências positivas marcaram o ano de 2009 para o Centro da Juventude de Minas Gerais – Plug Minas. Com implantação modular, o Plug Minas iniciou suas atividades em junho com a instalação do núcleo Valores de Minas e o lançamento do primeiro projeto especial, o Micronações. O segundo núcleo instalado, o Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia, foi inaugurado em outubro. Foram atendidos 670 jovens nestes dois núcleos e mais de quatro mil participaram de atividades culturais e informativas durante todo o ano, como as oficinas do Micronações, os Workshops de Jogos Digitais e de Blogs, a I Feira de Arte e Tecnologia do Plug Minas – tec_arte, além de diversas atividades realizadas como exposições, seminários, encontros e espetáculos.

O Plug Minas foi desenvolvido pel0Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. O projeto conta com a colaboração de parceiros privados como o Instituto Oi Futuro, Instituto Unibanco, Sebrae, Usiminas e PUC Minas e de entidades da sociedade civil, como o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), responsável pelo programa Valores de Minas, a Associação Imagem Comunitária (AIC), responsável pela execução do Núcleo Oi Kabum! e o Instituto Cultural Sérgio Magnani , responsável pela gestão operacional do Plug Minas.

Foi realizado, também em 2009, o processo seletivo para jovens que ingressam no Plug Minas este ano. Os jovens foram classificados e encaminhados para a seleção dentro dos núcleos, de acordo com o alinhamento do perfil à identidade do núcleo. Foram 4.135 inscrições para 1.180 vagas disponíveis nos núcleos Valores de Minas, Inove – Jogos Digitais e Empreendedorismo Juvenil, estes dois últimos serão implantados neste ano.

O Plug Minas

Com investimento de cerca de R$ 15 milhões em obras para a construção dos galpões, infraestrutura e mão de obra, o Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, iniciou, em 2009, a implantação do Plug Minas, onde estudantes de 15 a 24 anos do ensino médio de escolas da rede pública do Estado desenvolvem competências e atividades para lidar com os mais variados aspectos das artes, tecnologia e da cultura digital.

Por meio do acesso irrestrito às redes e da autonomia para produzir informação, arte e cultura, o Projeto Estruturador Plug Minas tem como objetivo promover a apropriação da cultura digital pelos jovens, para que cada um se coloque no mundo como protagonista de sua própria trajetória e possa usufruir o seu direito ao trabalho, à educação e à participação.

Em uma área de 67 mil metros quadrados no bairro Horto, no espaço onde funcionou uma unidade da Febem, 15 edificações estão sendo totalmente adaptadas e reestruturadas para receberem os núcleos do Plug Minas, onde os estudantes participam de atividades educacionais totalmente gratuitas, com aulas de produção de áudio, vídeo, design gráfico, empreendedorismo, teatro, dança, desenvolvimento de games, entre outros. O centro terá também atividades voltadas para os professores da rede pública de ensino e cada núcleo será mantido por parceiros da iniciativa privada.

Núcleos que serão implantados em 2010

Para este ano, com a finalização de todas as obras civis do espaço, serão atendidos mais dois mil jovens em outros seis núcleos que iniciam suas atividades: Amigo do Professor, em parceria com Instituto Unibanco; INOVE – Jogos Digitais, em parceria com a PUC Minas e Usiminas; Empreendedorismo Juvenil, parceria com o Sebrae; CVT Cidades, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e o Favela é Isso Aí; Núcleo de Planejamento e Gestão (NPG); atendendo a mais 1.560 jovens e 840 educadores em atividades presenciais nos núcleos e, ainda, o Caminhos do Futuro, que funcionará como grande galeria de exposições do Plug Minas aberto à toda a comunidade.

Comente e publique no Facebook

Comentário(s)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post

Aécio Neves rebate Dilma sobre PAC: "Este é um discurso com componente eleitoral e que não corresponde à verdade"

Next post

Aécio Neves assina convênio que pretende estender ramal ferroviário até Cidade Administrativa e Confins - aeroporto também poderá ganhar plataforma multimodal