Aécio CunhaAécio NevesAécio Neves: choque de gestãoEnergia

Aécio Neves lança 3ª etapa do programa Energia Rural – Luz para Todos em Montes Claros – 22 famílias serão atendidas

O governador Aécio Neves lança, nesta terça-feira (9), em Montes Claros, no Norte de Minas, a 3ª etapa do programa Energia Rural – Luz para Todos, com previsão de atender 22 mil famílias de Minas Gerais até dezembro deste ano. O governador também inaugura uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), unidade estratégica para o trabalho conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ainda em Montes Claros, ele entregará uma unidade da Casa Jovem, espaço de referência para os alunos participantes do Poupança Jovem, programa do Governo de Minas.

Cerca de nove mil alunos dos 1° e 2° anos do ensino médio de 37 escolas estaduais de Montes Claros serão atendidos pela Casa Jovem, até o final deste ano. A unidade conta com educadores, psicólogos e assistentes sociais disponíveis para o atendimento aos frequentadores. Os estudantes terão acesso à computadores, sala para exibição de filmes, espaço para jogos, literatura e oficinas. Também vão participar de debates e palestras com temas relacionados à cidadania, protagonismo juvenil, qualificação profissional, mercado de trabalho, sexualidade, entre outros.

Luz para Todos

O lançamento da 3ª etapa do Luz para Todos tem o objetivo de atender a novas demandas relacionadas a eletrificação rural. Na primeira etapa e na segunda – ainda em andamento -, serão cerca de 263 mil ligações.

A meta total prevista de ligações no Energia Rural – Programa Luz para Todos pela Cemig nos 774 municípios de sua concessão, até dezembro de 2010, é cerca de 285 mil ligações. Os investimentos são do Governo de Minas (67% do total) e do governo federal (33% do total).

Saneamento e preservação ambiental

A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Montes Claros, que será inaugurada pelo governador Aécio Neves, recebeu investimentos de R$ 150 milhões por parte da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), irá tratar todo o esgoto coletado na cidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população.

A ETE de Montes Claros faz parte de um amplo programa do Governo do Estado e da Copasa que, nos últimos sete anos, triplicou o número de estações de tratamento de esgoto em Minas Gerais. O volume de esgoto tratado saltou de 22 milhões de metros cúbicos para 150 milhões de metros cúbicos.

Risp

A unidade da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) em Montes Claros recebeu investimentos de R$ 8,3 milhões. O prédio sediará a 11ª Região da Polícia Militar, o 11º Departamento de Polícia Civil e o 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. O trabalho conjunto irá beneficiar toda região do Norte de Minas.

A construção de sedes das Risps faz parte da estratégia do Governo de Minas de promover a integração das suas forças de Defesa Social. As Risps seguem a metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), que prevê ações conjuntas das polícias, com metas para combater a criminalidade a partir de dados detalhados sobre a ocorrência como local, horário, perfil do autor e reincidência.

Em Minas Gerais, 307 municípios já têm a metodologia Igesp implantada. A Risp de Montes Claros é a quarta do Estado. As outras três estão em Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora.

Comente e publique no Facebook

Comentário(s)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post

As notícias contra Aécio Neves: "Chega de mentiras e provocação!"

Next post

Estado de Minas destaca Fazenda de Ressocialização de Presos Reviver criada pelo Governo Aécio Neves